Perguntas e Respostas

Mulheres magras podem ter celulite?
Sim. Muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção  maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final.   Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na micro circulação e nos  e linfáticos acabará formando celulite.



Por que são raríssimos homens com celulites?
A causa desta diferença entre homens e mulheres é a chave pra compreensão da celulite. O tecido gorduroso do homem e da mulher são bem diferentes.  Nas mulheres existem septos (pequenas cordas fibrosas que separam porções de célula gordurosas) mais finos e com orientação reta, já nos homens, esses septos são mais grossos e  resistentes e com orientação obliqua. Essa característica faz com que na mulher o tecido se expanda em direção a superfície da pele, e no homem em direção ao tecido muscular profundo. Outra diferença é a enorme ação do hormônio feminino que influencia ainda mais no processo da celulite.


O uso de café e refrigerantes com cafeína provocam celulite?
 Não, na verdade esses fatores não “provocam” a celulite, é preciso apenas ter cautela, a cafeína é até bom para celulite, mas isso não quer dizer que irá tratá-la, apenas é necessário compreender que café com adoçante, e até mesmo os refrigerantes desde que dietéticos não farão mal algum.


Quais são os melhores e piores alimentos para quem possui celulite?
O ideal é uma dieta rica em proteínas e com pouco carboidrato e gordura. Uma dieta baseada em carne branca,frutas,legumes, verduras sem muitas frituras,sucos naturais ou refrigerantes somente sem açúcar. Trocar sempre açúcar por adoçantes e principalmente...INGERIR MUITA ÁGUA.



A gravidez piora celulite?
Sim, devido a alterar os hormônios femininos. Esses hormônios aumentam a deposição de gordura em determinadas regiões, alterando a circulação,retendo água do corpo e assim favorecendo ao aparecimento da celulite.


  
E a pílula anticoncepcional piora a celulite?
Sim, devido a alterações hormonais, mas é de maneira bem mais branda do que a gravidez.



Que fatores podem acelerar o processo de envelhecimento?
 As radiações (solares entre outras), o fumo, bebida alcoólica, estresse.



É verdade que a lâmpada que usamos em casa e a tela do computador podem causar manchas na pele?
Sim, tanto as lâmpadas, quanto a tela do computador liberam radiações, radiações essas que podem alterar a produção de melanina, por isso é importante evitar muita exposição, colocar a tela de proteção no computador e estar sempre protegida com Filtro solar
 


Drenagem Linfática emagrece?
Não, na verdade a drenagem não é utilizada na perda de peso. A drenagem age diretamente sobre o sistema linfático e assim elimina toxinas e líquidos que se encontram em excesso no nosso organismo, mas não a gordura. O que acontece, é que devido a essa eliminação de líquidos e toxinas, consequentemente existe uma pequena redução na perimetria, mas isso não quer dizer que houve o emagrecimento. A drenagem é realizada com os produtos certos em movimentos muito lentos e leves e é indicado para redução de edema, que são os inchaços, ou pode ser utilizada como coadjuvante em outros procedimentos para tratar patologias como por exemplo a celulite. É uma técnica muito utilizada em gestantes e casos de pós operatório, onde a retenção hídrica é bem maior.

Um comentário:

  1. •Uma outra forma de recurso bastante requisitada nos centros estéticos, é a técnica da massagem com as pedras quentes e que proporciona diversos efeitos fisiológicos benéficos ao organismo. Assinale a alternativa correta, com relação a esta técnica:
    •I-A terapia com as pedras quentes, consiste na termoterapia onde a condução do calor é transmitida através das pedras.
    •II-Os movimentos, ou seja, as manobras usadas na técnica de massagem com as pedras quentes, usada são heranças da massagem sueca e do shiatsu.
    •III-A temperatura usada nesta técnica é sempre de 40°C, pois através desta temperatura conseguimos atingir os efeitos benéficos o organismo.
    •IV-Por ser um recurso bastante simples, a terapia das pedras produzem somente efeitos na circulação sanguínea e na linfática.
    •V-Uma outra maneira de usar as pedras é através das pedras frias e agem de maneira estimulante, restabelecendo a energia vital.

    ResponderExcluir