Conheça um pouco sobre as Patologias

Hipercromia / Melasma

São as terríveis “manchas”. Trata-se de um distúbrio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais frequentemente em mulheres.
 Acontece em cerca de dez por cento nos homens.
 Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele. Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos.

Procedimento sugerido: Clareamento Cutâneo (Confira na página de Tratamentos Estéticos)




Flacidez

FIBRAS PROTÉICAS DO TECIDO CONJUNTIVO
Fibras de colágeno e elastina
São as fibras de sustentação da pele,  responsáveis pelo tônus, Firmeza e sustentação dos tecidos, retenção hídrica, elasticidade e permite aumentar hidratação dos tecidos. Com o tempo, ou devido a diversos fatores, essas fibras se desgastam dando origem a flacidez.

Procedimento sugerido: Tratamento para flacidez ou Liffiting facial (Confira na página de Tratamentos Estéticos)



Estria

É uma atrofia tegumentar adquirida, de aspecto linear, sinuosa, com um ou mais milímetros de largura. Raras ou numerosas dispõem-se paralelamente uma as outras e perpendicularmente as linhas fenda da pele.
Apresentam um caráter de bilateralidade, isto é, existe uma tendência da estria distribuir-se simetricamente em ambos os lados. As estrias são ditas atróficas pelas características que apresentam, já que a atrofia é uma diminuição de espessura da pele, decorrente da redução do número e volume de seus elementos. Fatores : Fatores hormonais, rápido crescimento, gravidez, aumento exagerado de massa muscular, ressecamento da pele, efeito sanfona.
Classificação: Vermelhas- São denominadas assim quando se encontram na fase inicial, possuem coloração rosada, vermelha, arroxeada.
Nacaradas- São denominadas assim quando se encontram na fase avançada (antigas), a circulação sangüínea se encontra escassa e a pele já apresenta o adelgaçamento cutâneo.

Procedimento sugerido: Tratamento para estrias (Confira na página de Tratamentos Estéticos)




Envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele ocorre de duas maneiras:
-Cronológico (Intrinseco- Com o avançar da idade).
-Fotoenvelhecimento (extrínseco- Fatores externos- estresse, fumo, álcool, radiações).
O envelhecimento causado pela idade (intrínseco)é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos, a textura da pele é lisa, homogênea e suave com atrofia da epiderme e derme, menor número de manchas e discreta formação de rugas.
Já o fotoenvelhecimento (extrínseco) é mais danoso e agressivo, a superfície da pele se torna áspera, nodular, espessa e com inúmeras manchas e rugas profundas e demarcadas.
Os queratinócitos são normais na primeira e displásicos (coloração não é uniforme) na pele fotoexposta. Os melanócitos estão diminuídos conforme a idade, mas no caso do envelhecimento extrínseco devido a luz ultra violeta por exemplo, há um aumento da produção de melanina, de forma irregular, causando a pigmentação da pele atingida.
 A pele envelhecida naturalmente tem menor quantidade de elastina e colágeno e vascularização normal. Na pele fotoenvelhecida aparece a zona de GRENZ (faixa eosinofílica cicatricial --As fibras de colágeno têm maior desorganização e as elásticas transformam-se em massas amorfas ).
O que acontece durante o envelhecimento?
Na epiderme começa a haver uma diminuição de suas camadas. O número de células que se descamam da pele começa a diminuir em função da alteração da renovação celular. Há uma diminuição da produção hormonal e a pele começa a apresentar ressecamento.
Na derme começa a apresentar uma diminuição da quantidade e da qualidade do gel coloidal, ( gel coloidal é muito rico em nutrientes e água, que lhe conferem a consistência. Ele é muito importante para a pele, pois mantém sua estrutura densa e firme, mantendo as fibras e demais elementos organizados.)  perdendo sua capacidade de reter a água e de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina, que sustentam a pele. Com isso, a manutenção da firmeza e da elasticidade da pele fica fragilizada.
Os vasos sanguíneos vão perdendo a capacidade de eliminar as toxinas do organismo e também de nutrir e oxigenar as células da epiderme. Assim sendo, a renovação celular fica prejudicada.
Além de tudo isso, a comunicação entre todas as células da que é essencial para seu bom funcionamento, fica deficiente e fragilizada, desequilibrando uma série de processos naturais, dentre eles os já mencionados.

Procedimento sugerido: Liffiting Facial (Confira na página de Tratamentos Estéticos)




Celulite (Fibro edema Ginóide)

Inicialmente para conhecer o processo de formação da celulite precisamos ser apresentados ao lipócito. O  lipócito, é a célula de gordura,essa célula apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior.
 Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação . Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando , aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula. Com a deposição de gordura , a célula toda aumenta de tamanho . O tecido gorduroso é formado por um grande número de lipócitos. Entre os lipócitos correm os vasos, as artérias que trazem  o sangue , oxigênio e nutrientes, e as veias e linfáticos que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo.
O tecido  gorduroso  aumentado, comprime  as  veias  e  linfáticos  dando origem então a celulite e ainda a um  edema ( inchaço) que aumenta ainda mais o volume do tecido , piorando o processo de celulite.
Alguns fatores que favorecem o surgimento da celulite: Fatores hormonais, má alimentação, vida sedentária, predisposição genética.
Procedimento sugerido: Tratamento para celulite (Confira na página de Tratamentos Estéticos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário